Foto: Elpídio Júnior
Edivan sentou no chão com os manifestantes, prometeu atender às reivindicações deles, e depois mandou sepultar a CEI dos Aluguéis e determinou a saída do grupo da Câmara
O vereador Edivan Martins, presidente da Câmara Municipal de Natal, não conduziu bem o processo de instalação da CEL dos Aluguéis e nem está sabendo conduzir o episódio da ocupação da Câmara por parte de um grupo de manifestantes que tem liderado o movimento “Fora Micarla”.
Na questão da CEI dos Aluguéis, estava claro que a oposição não iria aceitar que a bancada governista indicasse o presidente e o relator da Comissão que tinha como objetivo investigar possíveis irregularidades nos contratos de imóveis celebrados pela Prefeitura de Natal.
Como um político experimentado, Edivan deveria ter trabalhado para que a oposição ficasse com a presidência ou a relatoria da CEI dos Aluguéis.
Mas Edivan agiu mais como correligionário da prefeita Micarla de Souza do que como presidente da Câmara, que deve atuar como um magistrado, procurando contornar as divergências envolvendo os seus pares.
Qual o problema da oposição ter indicado a presidência da CEI dos Aluguéis? Os vereadores governistas e a própria prefeita não alardeiam que não existem irregularidades nas contratações de aluguéis de imóveis feitos pela administração municipal?
Manifestantes da Câmara
Já no episódio dos manifestantes que ocupam a Câmara Municipal, Edivan pisou na bola ao prometer a eles que iria encontrar uma solução para o problema da CEI. E, surpreendentemente, publica no Diário Oficial do Município, sem o conhecimento dos vereadores, um ato extinguindo a Comissão.
O presidente da Câmara também não deveria ter saído do seu gabinete para sentar no chão com os manifestantes. Ali, ele quis fazer uma média com os manifestantes e até se tornou "íntimo" do grupo. Deveria ter recebido os representantes do grupo no seu gabinente, como fez, e pronto.
Naquele momento, Edivan passou a idéia de que atenderia aos pleitos dos manifestantes, que reivindicavam que a presidência ou a relatoria da CEI dos Aluguéis ficasse com a oposição. Só que no outro dia sepulta a CEI, causando revolta nos manifestantes.
Outro erro de Edivan foi publicar uma nota dando um prazo até às 16 horas desta sexta-feira(10) para os manifestantes deixarem as dependências da Câmara Municipal.
Aí, os manifestantes entraram na Justiça e conseguiram garantir a permanência deles na Câmara. “Foi uma desmoralização para Edivan”, disse ao blog o ex-vereador Hugo Manso, que tem dado apoio aos manifestantes.
A verdade é que a Câmara Municipal de Natal está envolvida mais uma vez em uma situação delicada, que se não for conduzida com habilidade e com inteligência, poderá deixar sequelas negativas para os que integram o legislativo de Natal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário