O município de Parnamirim fechou o exercício de 2010 com R$ 64,1 milhões aplicados na Saúde, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. A informação é da Controladoria Geral da Prefeitura.
O volume de recursos aplicados pela administração do prefeito Maurício Marques dos Santos(foto) equivale a 16 vezes o valor do Fundo de Participação repassado pelo Tesouro Nacional a Boa Saúde, município de 9 mil habitantes no Agreste potiguar.
“Poderia ter sido mais se não fossem as dificuldades enfrentadas pelas Prefeituras no ano passado”, disse o prefeito, lembrando que a Saúde de Parnamirim está entre as melhores do Rio Grande do Norte.
“E isso pode ser atestado não só pela população que procura os postos, como por quem conhece do assunto, como é o caso do secretário estadual de Saúde Domício Arruda”, afirmou Maurício.
Na semana passada, ao participar de uma reunião de trabalho para discutir a ampliação das parcerias entre Estado e Município, Domício fez questão de ressaltar: “Se a Saúde dos Municípios estivesse organizada como aqui em Parnamirim, a situação do Rio Grande do Norte seria outra”.
Em dois anos, a administração Maurício Marques aplicou R$ 117 milhões na Saúde. Foram inauguradas sete novas unidades e uma moderna central de medicamentos; implantada a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24horas) em Rosa dos Ventos e iniciada a construção da segunda UPA-24h, em Nova Esperança.
2011
Para 2011, está prevista a implantação de mais equipes do programa Saúde da Família, parcerias com os Governos Federal e Estadual para melhorar as ações preventivas (doenças sexualmente transmissíveis, glaucoma, dengue, combate à desnutrição e mortalidade infantil, imunizações etc.) e ampliação do atendimento na Maternidade Divino Amor.
“Só não temos um maior número de equipes do PSF atuando em Parnamirim devido a falta de médicos”, explicou o secretário municipal de Saúde Marciano Paisinho.
Os R$ 64,1 milhões aplicados em Parnamirim equivalem ao percentual bruto de 41,93%, um recorde histórico. Por lei, as Prefeituras são obrigadas a destinar 15%, no mínimo, para a Saúde.
No Rio Grande do Norte, o porcentual médio dos municípios fica na casa dos 25%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário