Subscribe:

Páginas

9 de set. de 2010

Caso seja eleita governadora, Rosalba Ciarlini promete implantar o Fundo Estadual de Cultura

Fotos: Assessoria/Rosalba
Rosalba prometeu criar o Fundo Estadual de Cultura


A implantação do Fundo Estadual de Cultura foi uma das propostas apresentadas pela candidata da coligação “A Força da União” durante o debate sobre as questões culturais do Rio Grande do Norte.

Debate ocorreu na noite desta quarta-feira(8) na Casa da Ribeira. Foi uma iniciativa da Revista Eletrônica Cartoze e do Núcleo de Jovens Artistas

De acordo com Rosalba, o Fundo Estadual de Cultura destinaria 1% do ICMS por ano
para viabilizar as mais diversas manifestações artísticas no Rio Grande do Norte.

“Hoje esse valor seria em torno de 30 milhões. É um valor 7 vezes maior do que é investido hoje pelo atual governo. o atual governo que investe com a Lei Câmara Cascudo, que é em torno de quatro milhões”, afirmou Rosalba.

A candidata ressaltou que o Fundo de Cultura não inviabilizará a Lei Câmara Cascudo, “que continuará a existir”.
A candidata do DEM assinalou que Fundo Estadual de Cultura não será para pagar funcionários. “Será exclusivamente para fomentar projetos nas mais distintas expressões de arte”, declarou Rosalba.

Rosalba anunciou também a criação de um calendário estadual de eventos culturais permanente. “Essa proposta será uma forma de também projetar o turismo da capital e do interior”, disse a candidata.

Casas de Cultura

Outra proposta apresentada por Rosalba é a criação, dentro do calendário de eventos do Estado, do Festival Nacional do Folclore, com o envolvimento de toda a classe cultural do RN.

Rosalba lembrou que quando foi prefeita de Mossoró conseguiu fazer com que a cidade fosse reconhecida nacionalmente através da cultura.

Ela ressaltou eventos implantados na sua administração e que continuam até hoje, como Chuva de Bala no País de Mossoró, o Auto de Santa Luzia, o Auto da Liberdade e o Mossoró Cidade Junina. “Resgatamos muitos fatos e personalidades históricas que estavam esquecidas.

Rosalba criticou o atual governo pelo descaso com as Casas de Cultura. Segundo ela, as Casas de Cultura estão abandonadas.

“As Casas de Cultura têm que ser o coração de uma cidade, um ponto turístico que todos vão lá, apreciem, se encantem, viagem, aprendam através da cultura. No meu governo as Casas de Cultura funcionarão plenamente”, afirmou a candidata do DEM.


0 comentários:

Postar um comentário