Foto: João Gilberto
O deputado federal João Maia(PR) descarta qualquer possibilidade de o PR, do qual é presidente, romper aliança formalizada com o PV e o PMDB para disputar a eleição proporcional.Com isso, João Maia enterra as especulações sobre a possibilidade do PR indicar o candidato a vice de Iberê Ferreira de Souza(PSB), pré-candidato ao Governo do Estado.
Além de reafirmar a aliança do PR com o PV e o PMDB, João Maia ratifica seu apoio a Iberê e à reeleição do senador Garibaldi Filho(PMDB).
João Maia diz que o PR só vai definir o segundo voto para o Senado depois dos encontros que o partido vem realizando no Estado.
Ele assinala que o PR pode decidir pelo apoio a Wilma de Faria(PSB), a José Agripino ou até mesmo liberar seus filiados no que diz respeito ao segundo voto para senador.
As declarações foram dadas por João Maia em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, edição deste domingo.
Confira alguns trechos da entrevista:
Tribuna - O que o PR e o senhor têm definido para eleições deste ano? Há especulações sobre mudanças. Existe essa possibilidade?
João Maia - Nos temos decidido que vamos apoiar Ibere Ferreira de Souza, que faremos a aliança (na chapa proporcional) entre PMDB-PR-PV e que vamos apoiar Garibaldi para o Senado. Isso é o que nós temos. E tenho a tradição, isso é uma coisa muito minha, de que “compromisso é compromisso”.
Tribuna - Não tem possibilidade de haver recuo então nesses compromissos que foram firmados?
João Maia - De nossa parte, não. Se alguém nos chamar para conversar, nós vamos conversar. Mas eu tenho uma coisa que aprendi na iniciativa privada: “O combinado é o combinado. Nem é caro, nem é barato. É só o combinado”.
Tribuna - O senhor anunciou que vai apoiar Garibaldi Filho e há certa expectativa com relação ao 2º voto para o Senado.
João Maia - Eu anunciei que vou ouvir o meu partido. Nós não temos uma posição sobre o segundo voto. Estamos fazendo os encontros regionais do PR. Nós só anunciaremos apoio para o segundo voto depois dos encontros. Antes disso, nós não vamos anunciar. Há as candidaturas ao Senado de Sávio Hackradt, Hugo Manso, da ex-governadora Wilma de Faria. E existe até a possibilidade de liberar o partido.
Tribuna - A possibilidade de apoiar a reeleição de José Agripino está descartada?
João Maia - Veja, muita gente gosta da candidatura de José Agripino. E eu tenho respeito por ela, porque eu gosto de oposição. Acho que é necessária à democracia. Mas, em relação ao segundo voto para o Senado, eu estou ouvindo as pessoas. José Agripino tem a vantagem de ser muito claro em relação ao que ele coloca.
Tribuna - Quer dizer que nem essa hipótese esta descartada?
João Maia - Não.
Tribuna - O apoio ao Senador Garibaldi está condicionado à indicação do primeiro ou do segundo suplente?
João Maia – Não. Não quero indicar o suplente, nem o apoio está condicionado a isso, algo que nem sequer foi discutido. Eu não quero é que o suplente do senador Garibaldi seja escolhido sem o PR ser ouvido. Quero participar dessa decisão. O partido quer participar dessa decisão.
João Maia disse ainda que o sonho de governar o Rio Grande do Norte continua.
“Eu sempre quis ser governador do Rio Grande do Norte, porque eu acho que sei o que fazer. Ser governador, e eu trabalho muito e sou um grande trabalhador, é destino. Então, você tem que ficar trabalhando todo dia e ver qual é sua hora, sua oportunidade. E se isso está no seu destino. Eu quero muito, mas sei respeitar fila e avaliar qual é a hora. Respeito também meu grupo político e não iria para nenhuma aventura”, observa o presidente do PR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário