Páginas

5 de out. de 2009

Chances de Henrique chegar à presidência da Câmara dependem de sua reeleição e da eleição do consórcio político PT/PMDB para o Palácio do Planalto

Foto: Divulgação
Tem se falado muito que o grande sonho do deputado federal Henrique Alves(Foto) é ser presidente da Câmara dos Deputados.

E é mesmo.

Henrique já estaria até trabalhando neste sentido.

Mas o esforço e a vontade de Henrique podem não valer de Nada.

É que a eleição para a sucessão do deputado Michel Temer na presidência da Câmara Federal só irá acontecer no início de 2011.

Antes, em 2010, haverá eleição para presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.

Henrique é candidato à reeleição.

E para ser presidente da Câmara em 2011 ele tem que ser reeleito em 2010.

Esse é o primeiro ponto.

O segundo e mais complicado ponto é que a Câmara Federal em 2011 terá uma nova composição e ninguém sabe ainda quem será o presidente da República.

E todos sabem que a presidência da Câmara, como a presidência do Senado, passam pelo crivo do Palácio do Planalto.

Henrique e o PMDB integram hoje a base aliada do presidente Lula. E a tendência é que marchem com a candidatura da ministra Dilma Rousseff.

Neste caso, se Dilma for eleita, Henrique, reeleito também, tem grandes chances de chegar à presidência da Câmara.

Mas caso o PSDB chegue à presidência da República aí já é outra história.

Dificilmente o PSDB, juntamente com o DEM e outros partidos de oposição ao Governo Lula, irão abrir mão de indicar o presidente da Câmara dos Deputados, caso estejam na presidência da República.

Portanto, em tese, as chances de Henrique chegar à presidência da República dependem da vitória do consórcio político PT/PMDB para o Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário