Proposta pelo deputado Paulo Davim, a sessão solene contou com as presenças de deputados, representantes de vários órgãos e instituições, professores e funcionários do IFRN.
Atualmente com 11 unidades espalhadas pelo estado, a principal delas na avenida Salgado Filho, o IFRN foi fundado em 23 de setembro de 1909.
O primeiro nome da instituição foi Escola de Aprendizes e Artífices (EAA). A escola ainda se chamou Escola Técnica Federal do RN (ETFRN) e Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Cefet).
Ex-aluno da antiga ETFRN, o deputado Paulo Davim afirmou que a instituição faz parte da história do RN e da sua vida.
“Devo muito à instituição, que fez e fará sempre história. Desde que saí da ETFRN, passei por muitas escolas, fiz muitos amigos e construí minha vida. Mas aquela boa atmosfera da escola nunca mais encontrei igual em lugar nenhum”, afirmou Paulo Davim emocionado.
O reitor do IFRN, Belchior Rocha(Foto), falando em nome da instituição, explicou que a principal qualidade do IFRN foi sempre se adaptar à demanda da sociedade.
“Logo no princípio, a instituição formava artífices: alfaiates, sapateiros. Depois, de acordo com a evolução da sociedade, a instituição também evoluiu e forma os profissionais que a sociedade precisa”, declarou o reitor.
Ele disse que a meta do IFRN é ter 20 mil alunos nos próximos três anos. Atualmente, a instituição conta com 11 mil alunos.
Ao final da sessão solene alguns professores e funcionários do IFRN foram homenageados com placas entregues pelos deputados Paulo Davim, Fernando Mineiro, Larissa Rosado e pelo ex-deputado e suplente de senador João Faustino.
A deputada federal Fátima Bezerra também foi lembrada na sessão solene pela sua luta em defesa da implantação dos Institutos Federais de Educação no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário