Foto: João Gilberto
do desabastecimento nos hospitais públicos
Na audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, semana passada, por iniciativa do deputado Paulo Davim(PV), foi tirado um documento contendo as principais propostas para resolver ou amenizar o problema do desabastecimento nos hospitais públicos do Rio Grande do Norte. Documento foi encaminhado ao Governo do Estado pela Comissão de Saúde da Assembléia.
As principais propostas são as seguintes:
* Visita aos hospitais públicos pelos deputados da Assembléia Legislativa, principalmente os componentes da Comissão de Saúde.
* Real autonomia financeira para os hospitais públicos.
* Realizar um estoque de segurança de, no mínimo três meses, para medicamentos, materiais e alimentos não-perecíveis.
* Celebração de contratos de manutenção permanente de equipamentos hospitalares.
* Maior agilidade e transparência nas licitações, pregões e registros de preços.
* Formação de uma comissão multiprofissional de farmácia terapêutica e nutrição.
* Adoção das diretrizes adotadas pela Associação Médica Brasileira e Sociedade e Especialidades.
* Capacitação em gestão hospitalar para os diretores de unidades hospitalares.
* Instituição de incentivos por parte do Governo do Estado aos municípios que apresentarem capacidade de resolução para os problemas de saúde, dentro do conceito de meritocracia técnica.
* E que num prazo de, pelo menos três meses, seja realizada uma nova avaliação das condições diagnosticadas e a eficácia das ações adotadas pelo Governo do Estado.
Na opinião do deputado Paulo Davim, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, as propostas emitidas durante a audiência pública serão encaminhadas ao Governo do Estado.
“Se essas propostas forem acatadas e postas em práticas pelo Governo do Estado, haverá melhoria significativa no abastecimento dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte. E é isso que nós esperamos e vamos cobrar”, afirma Paulo Davim.
As principais propostas são as seguintes:
* Visita aos hospitais públicos pelos deputados da Assembléia Legislativa, principalmente os componentes da Comissão de Saúde.
* Real autonomia financeira para os hospitais públicos.
* Realizar um estoque de segurança de, no mínimo três meses, para medicamentos, materiais e alimentos não-perecíveis.
* Celebração de contratos de manutenção permanente de equipamentos hospitalares.
* Maior agilidade e transparência nas licitações, pregões e registros de preços.
* Formação de uma comissão multiprofissional de farmácia terapêutica e nutrição.
* Adoção das diretrizes adotadas pela Associação Médica Brasileira e Sociedade e Especialidades.
* Capacitação em gestão hospitalar para os diretores de unidades hospitalares.
* Instituição de incentivos por parte do Governo do Estado aos municípios que apresentarem capacidade de resolução para os problemas de saúde, dentro do conceito de meritocracia técnica.
* E que num prazo de, pelo menos três meses, seja realizada uma nova avaliação das condições diagnosticadas e a eficácia das ações adotadas pelo Governo do Estado.
Na opinião do deputado Paulo Davim, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, as propostas emitidas durante a audiência pública serão encaminhadas ao Governo do Estado.
“Se essas propostas forem acatadas e postas em práticas pelo Governo do Estado, haverá melhoria significativa no abastecimento dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte. E é isso que nós esperamos e vamos cobrar”, afirma Paulo Davim.



0 comentários:
Postar um comentário