Fotos: João Gilberto
O I Fórum sobre o Lixo Eletrônico, realizado hoje na Assembléia Legislativa, foi bastante prestigiado por pessoas interessadas na questão do meio ambiente e da sustentabilidade.
A abertura do evento foi feita pelo deputado Ricardo Motta, presidente da Assembléia Legislativa.
“Entre os países emergentes o Brasil é o que gera mais lixo eletrônico e a iniciativa da nossa Casa é importante porque lança um debate que é urgente, pois temos de começar a pensar em soluções para evitar uma maior degradação do meio ambiente”, disse Ricardo Motta.
Um dos palestrantes foi o secretário de Informática da Assembléia, Adriano Motta. Ele abordou o tema “E-lixo: reciclar para alcançar um futuro sustentável”.
Adriano citou casos de doenças geradas pela contaminação do ar e do solo por materiais pesados. “O chumbo afeta o sistema nervoso, os rins, o sistema reprodutivo e está presente nos semi condutores”, assinalou Adriano.
Presente ao debate, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, João Batista Machado, disse que a solução para o acúmulo de lixo eletrônico deve seguir duas linhas: a da responsabilidade compartilhada e a coleta seletiva.
“Estamos seguindo a linha do consumismo do que nos é imposto, principalmente pelas grandes empresas. Mas pelo princípio da responsabilidade compartilhada, quem vai pagar a conta somos todos nós. A dúvida é sobre quem vai cobrá-la e como é que isso vai ser dividido”, declarou João Batista.
Na opinião do especialista em Direito Digital, D`Alembert Arrhenius Alves, a lógica do sistema capitalista é vender muito mais.
“A lógica do sistema capitalista é vender cada vez mais. E esse sistema vai vender mais usando o marketing ou tornando as peças mais descartáveis e a gente tem que se convencer que os recursos naturais são finitos”, disse D`Alembert.
Para Lúcia Tucci, também especialista em Direito Digital, as empresas não devem esperar pela lei e nem pelo poder público para serem responsáveis. “Elas tem uma responsabilidade econômica, intrínseca às suas atividades”, frisou Tucci.
Também participaram do Fórum sobre o Lixo Eletrônico o diretor geral do Idema, Gustavo Szilagyi, e representantes de instituições e empresas ligadas ao meio ambiente e à informática.
O I Fórum sobre o Lixo Eletrônico foi uma iniciativa da Secretaria de Informática da Assembléia com o apoio do Instituto do Legislativo Potiguar(ILP).





Nenhum comentário:
Postar um comentário