Páginas

16 de nov. de 2011

Aberto X Congresso Nacional de Defensores Públicos

Teve início na noite de ontem e prossegue até sexta-feira(18),  no Centro de Convenções, o X Congresso Nacional de Defensores Públicos. 

Evento tem como tema “Erradicação da pobreza na atuação da Defensoria Pública: as várias dimensões do acesso à Justiça”.
 Fotos: Demis Roussos
Teve início na noite de ontem e prossegue até sexta-feira(18),  no Centro de Convenções, o X Congresso Nacional de Defensores Públicos. 

Evento tem como tema “Erradicação da pobreza na atuação da Defensoria Pública: as várias dimensões do acesso à Justiça”.

Na abertura do evento, a presença do ministro da Previdência Social Garibaldi Filho e da ministra da Igualdade Racial Luíza Helena. 

Também estiveram presentes a governadora Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino Maia, a deputada estadual Gesane Marinho(representando a Assembléia Legislativa), o procurador geral de Justiça Manoel Onofre Neto, a defensora geral do Estado Cláudia Queiroz, além de representantes do Tribunal de Justiça, da OAB, da Prefeitura de Natal e de outros segmentos da sociedade civil organizada do RN.

O Congresso é uma realização do Governo do Estado e da Associação Nacional de Defensores Públicos.
No seu pronunciamento, a governadora Rosalba Ciarlini disse que a Defensoria Pública é um instrumento fundamental para se fazer justiça no Brasil. 

”A Defensoria Pública é importantíssima porque apoia os pobres e carentes que tem na figura pública um órgão que pode acompanhar seus casos, combater a desigualdade e dar apoio nas questões jurídicas. No Rio Grande do Norte, estamos no processo estruturante e chegando a oito cidades, como Natal, Mossoró e Caicó”, afirmou Rosalba.

Na opinião da ministra da Igualdade Social, Luíza Helena, a Defensoria Pública no Brasil tem ocupado espaços importantes. 

“Vários Estados têm feito concursos para ampliar os quadros da Defensoria. Para a Secretaria de Igualdade Racial esse tipo de iniciativa é muito importante porque os defensores públicos podem efetivamente ampliar o acesso da população negra, em particular, à Justiça”, enfatizou a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário