Fotos: Divulgação
Posto de Saúde de Parque dos Coqueiros: mofo no teto e nas paredes
Caixa de esgoto estourada na entrada da Unidade Mista de Saúde de Mãe Luíza
Central do Cidadão de Cidade da Esperança abandonada pelo Governodo Estado
Central do Cidadão de Cidade da Esperança abandonada pelo Governodo Estado
O deputado Fernando Mineiro esteve visitando vários bairros de Natal com o intuito de ver de perto a situação em que se encontram os prédios e obras públicas da cidade.
Terça-feira(12) e ontem(13) o parlamentar visitou os bairros da Cidade da esperança, Igapó, Mãe Luíza, Conjunto Praiamar, Conjunto Cidade do Sol, Vale Dourado, Nossa Senhora da Apresentação e Parque dos Coqueiros. "Quero conhecer os problemas de perto para elaborar propostas", diz Mineiro, que é pré-candidato a prefeito de Natal pelo PT.
A convite dos Núcleo do Partido dos Trabalhadores de Cidade da Esperança, Mineiro esteve no bairro na terça-feira.
Ele visitou a Central do Cidadão e a Unidade de Saúde da Cidade da Esperança. De acordo com o deputado, a Central, que deveria ser mantida pelo Governo do Estado, foi fechada por Rosalba Ciarlini. O órgão oferecia cursos e serviços à população. "Existe uma boa estrutura, de áudio e salas diversas, mas o prédio está abandonado", frisa Mineiro.
Na Unidade de Saúde, a situação é ainda pior, segundo o parlamentar. Localizada ao lado de um lixão, está tomada pelo mofo em quase todo o prédio, inclusive na sala de esterilização e sala das vacinas (foto abaixo). "Uma autoclave aguarda há oito anos para ser instalada na Unidade de Saúde de Cidade da Esperança", afirma Mineiro.
Na quarta-feira Mineiro prosseguiu suas visitas. No Posto de Saúde de Bela Vista, em Igapó, ele constatou que a unidade nunca passou por uma reforma e funciona em uma estrutura pré-moldada de 1988. “Devido à falta de profissionais, medicamentos e, até mesmo, de blocos receituários, várias ações de saúde básica deixam de ser feitas no Posto de Saúde”, assinala o deputado.
No Vale Dourado, a situação se repete. Conforme Mineiro, não existem médicos em nenhuma das três equipes do Programa de Saúde da Família(PSF) do bairro e nem no Posto de Saúde.
“O PSF do Parque dos Coqueiros, por sua vez, está sem diretor e sem médicos em duas das quatro equipes, assim como agentes comunitários de saúde e dentistas, além de sofrer com a falta de medicamentos e de blocos receituários”, relata o pré-candidato a prefeito.
Em Planície das Mangueiras, uma das três equipes está sem clínico geral e várias ações básicas estão prejudicadas.
Devido ao cancelamento da parceria da Prefeitura do Natal com a ONG Bem Estar-Familiar (Benfam), as ações de planejamento familiar nos bairros foram canceladas.
"Visitar as unidades de saúde de Natal é se deparar com a falência múltipla dos órgãos administrativos e com o desamparo da população. Encontrei muitos servidores angustiados e adoecidos com a situação de abandono", enfatiza Mineiro.



é isso aí meu deputado, oposição se faz assim,
ResponderExcluirfiscalizando os descassos deste governo de araque
e mostrando para a população o quanto é mentira
quando esse dsmantelo,desmantelado bota imagens
na televisão dizendo "é trabalho aqui,é trabalho
agora", esse aqui e esse agora não existi e quan
do vier é tarde.