Eu já escrevi neste canto de página que a sucessão municipal de Ceará-Mirim ainda é uma incógnita. Não se sabe ainda quem será candidato a prefeito. A indefinição ocorre em todos os partidos.Nem mesmo o atual prefeito, Antônio de Abreu Peixoto, sabe se disputará ou não a reeleição.
Do lado da oposição, ninguém se entende. Ao menos até agora. Nomes até existem, mas cada por si e Deus por todos. Ou por ninguém?
A oposição conta com pelos menos quatro grupos com um bom potencial eleitoral. Um, é liderado pelo prefeito de Cruzeta José Sally de Araújo. Apoiou na eleição de 2010 para deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, que obteve 4.036 votos.
O outro grupo é liderado pelo ex-senador Geraldo Melo. Não teve uma boa performance no pleito de 2010. O candidato do grupo a deputado estadual, José Dias, conseguiu pouco mais de 802 votos.
O terceiro grupo tem à frente o ex-secretário de Agricultura e atual chefe de gabinete do deputado Gustavo Fernandes Marcílio Dantas. O grupo deu a Gustavo a segunda maior votação de Ceará-Mirim para deputado estadual: 3.192 votos.
E o quarto grupo é comandado pelo vereador Júlio César. O candidato do grupo em 2010 para deputado estadual foi Gustavo Carvalho. Obteve 2.625 votos.
Os quatro grupos unidos teriam grandes chances de derrotar o sistema governista, liderado pelo prefeito Peixoto.
Mas caso não se unam e se fragmentem no pleito de 2012, Peixoto tem reais chances de conquistar a reeleição. Este é o sentimento de várias lideranças da oposição.
Além desses quatro grupos, o sistema oposicionista em Ceará-Miirm ainda contabiliza o PT, o PSOL, e o PSDB, que tem à frente Clécio Santos, que exerce atualmente uma das diretorias da Emproturn.
Nomes
A oposição em Ceará-Mirim dispõe de alguns nomes para disputar a Prefeitura Municipal. Entre eles, Marcílio Dantas, Júlio César, Doutora Leonor, Ramilson Tito, Clécio Santos, Geraldo Melo, Edinólia Melo e Fabrício Gaspar.
O prefeito de Cruzeta, José Sally de Araújo, talvez fosse o nome que unisse toda a oposição. Mas Sally está impedido pela legislação eleitoral de disputar a Prefeitura de Ceará-Mirim em 2012. Mas Sally terá um papel fundamental na sucessão do prefeito Peixoto. Agora, em qual lado ele estará ninguém sabe.
O prefeito de Cruzeta, José Sally de Araújo, talvez fosse o nome que unisse toda a oposição. Mas Sally está impedido pela legislação eleitoral de disputar a Prefeitura de Ceará-Mirim em 2012. Mas Sally terá um papel fundamental na sucessão do prefeito Peixoto. Agora, em qual lado ele estará ninguém sabe.
“É um time forte e com todas as chances de derrotar o grupo do prefeito Peixoto. Mas para isso, a oposição precisa se unir”, afirma uma das lideranças da oposição.
Até agora apenas Marcílio Dantas anunciou o desejo de disputar a Prefeitura de Ceará-Mirim. Marcílio está sem partido e define nos próximos dias em que legenda vai ingressar.
Marcílio quer ir para o PMDB e conta com o apoio do deputado Gustavo Fernandes e do diretor geral do DNOCS Elias Fernandes.
Mas Marcílio tem uma pedra no meio do caminho. Trata-se do ex-senador Geraldo Melo, que é filiado ao PPS, mas pode assumir o comando do PMDB em Ceará-Mirim.
Caso isso ocorra, Marcílio não se filiará ao PMDB. Quem está na mesma situação é o vereador e presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim Ronaldo Venâncio. Ele já declarou que deixa o PMDB caso Geraldo Melo ingresse no partido.
Geraldo Melo
E Geraldo vai para o PMDB? Não se sabe. Geraldo é sabido e não está morto politicamente, principalmente em Ceará-Mirim, embora esteja muitíssimo desgastado.
Ele é amigo pessoal do ministro Garibaldi Filho e do deputado federal Henrique Alves, principais lideranças do PMDB no Estado. E se quiser voltar ao PMDB não encontrará nenhuma resistência por parte de Garibaldi e de Henrique.
É por isso que Marcílio Dantas está cauteloso quanto ao seu ingresso no PMDB. Ele só se filia ao partido se tiver a garantia absoluta de Henrique de que comandará o PMDB em Ceará-Mirim e de que será o candidato da legenda a prefeito em 2012.
Marcílio não quer correr o risco de ingressar no PMDB e depois ter a companhia de Geraldo Melo no partido. É que Geraldo é acostumado a reunir várias lideranças num mesmo partido e escolher o candidato de sua preferência, sem ouvir ninguém.
Foi assim em várias campanhas, inclusive na última. Ele juntou Clécio Santos, Marcílio Dantas, Ruy Pereira Júnior e Amaro Saturnino no PSDB. A cada um ele sinalizou com a possibilidade de apoiar para prefeito.
Só que acabou escolhendo como seu candidato o engenheiro Fabrício Gaspar, que foi derrotado pelo prefeito Peixoto por uma maioria superior a oito mil votos.
A verdade é que o processo sucessório em Ceará-Mirim ainda está longe de uma definição. O que só deverá acontecer em 2012.



Gostei da análise.Sally precisa ter cara e lado,e não ficar jogando com as pessoas.Se continuar assim terminará com Cauby,margarida e chico pãp de boia.
ResponderExcluirO Prefeito José Sally é o melhor candidato que nossa Ceará Mirim poderá ter mas caso ele não possa ser nosso Prefeito que venha ser o Vereador que vigiará e cobrará todos os atos da administração venha a fazer de certo ou errado pois para Vereador José Sally é imbatível e com certeza seria o Presidente da Câmara e formaria nessa eleição um forte grupo de vereadores e pavimentaria sua caminhada rumo Prefeitura. Com a decisão José Sally. De uma coisa todos fiquem sabendo o povo quer José Sally em Ceará Mirim.
ResponderExcluirExistem outras fortes candidaturas dos movimentos sociais que vai sacudir a cidade.
ResponderExcluirMeu candidato com certeza será Marcílio Dantas, por ser uma cara honesto e competente em tudo que faz! Marcílio Dantas para Prefeito de Ceara-Mirim em 2012.
ResponderExcluirHenrique Alves tem que perceber que o Rio Grande do Norte e principalmente Ceará-Mirim precisa de renovação. Geraldo Melo comandou nossa cidade por 20 anos e não deixou muita coisa boa para recordar não. Portanto, nada mais justo que cumprir o estatuto PMDBISTA e esntregar o PMDB para Marcílio Dantas!
ResponderExcluirNosso prefeito será Fabricio
ResponderExcluir