O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques(foto), reuniu o seu secretariado nesta quinta-feira(11) para anunciar a adoção de medidas visando reduzir os gastos do município.
Uma das medidas é em relação ao expediente da prefeitura.
O prefeito anunciou que a partir de 1º de dezembro o expediente da prefeitura passará a ser em turno único, das 7h30 às 13h30.
A prefeitura também vai cortar gastos com telefone, combustível, energia elétrica, locação de veículos e concessão de diárias.
De acordo com estimativa da Controladoria Geral do Município, a prefeitura terá de cortar cerca de R$ 20 milhões.
Esse é o valor entre a estimativa de receita contida no orçamento de 2010 e a efetiva arrecadação.
Algumas das medidas já vinham sendo adotadas desde setembro, como a redução nos gastos com combustível para a frota municipal.
Com a adoção do expediente em turno único, a prefeitura também reduzirá gastos com o vale alimentação dos servidores.
“É bom lembrar que essa situação está ocorrendo em consequência da queda de arrecadação e não por má administração”, disse Maurício. Ele lembrou que as despesas com pessoal aumentaram em função da contratação de 650 professores concursados, da implantação do piso nacional do magistério e da ampliação da rede pública de saúde.
Os gastos com a saúde chegam a 47% da receita corrente líquida. Por lei, a prefeitura teria de aplicar 15%.
Os 32% restantes são recursos próprios para manter em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento UPA-24h, inaugurada este ano em Rosa dos Ventos; a Maternidade Divino Amor, que realiza, em média, 400 partos mensais; o Centro Clínico, que presta serviços de média e alta complexidades; a Central de Medicamentos e as unidades de saúde nos bairros.
Maurício também anunciou que as obras ainda não contratadas serão suspensas.
Já as que estão em andamento ou já autorizadas, como é o caso da urbanização da comunidade Moita Verde, da construção dos pontilhões do Vale do Sol e de pavimentação de ruas serão tocadas normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário