Fotos: Assessoria/Femurn
Cerca de 71 prefeitos estiveram reunidos nesta segunda-feira(25) no auditório da Casa da Indústria, em Natal.
Reunião foi coordenada pela Femurn e contou com a presença do senador João Faustino, do deputado federal Henrique Alves e da deputada federal Sandra Rosaldo. Outros integrantes da bancada federal justificaram suas ausências.
Em pauta a crise financeira que afeta os municípios.
Presidentes de todas as associações microrregionais de municípios e do Consórcio Intergestores Vale Unido, do Vale do Açu, participaram do encontro.
Carta dos Prefeitos
Na reunião, o presidente da Femurn, prefeito Benes Leocádio, apresentou a Carta dos Prefeitos do RN à bancada federal.
Na Carta, os gestores apresentam várias soluções para a crise financeira enfrentada pelos municípios, entre elas aprovação da Emenda 29, que trata do financiamento da Saúde; aprovação de Projeto de Lei que trata da redistribuição dos royalties; aumento de 23,5% para 25,5% do FPM e apoio financeiro aos Municípios (reposição das perdas do FPM).
Henrique e os compromissos de Dilma
Falando em nome da presidenciável Dilma Roussef, o deputado Henrique Alves anunciou o compromisso da ex-ministra, caso seja eleita no próximo domingo(31) presidente da República, de garantir total apoio à aprovação da Emenda 29, que trata do financiamento da Saúde.
Henrique também considerou bastante viável a proposta de aumento de 2% no FPM, que apontou como o “caminho mais rápido” para o socorro financeiro aos municípios antes da redistribuição dos royalties oriundos da exploração do Pré-Sal.
Os prefeitos ficaram satisfeitos com o anúncio dos compromissos do governo feito pelo deputado Henrique Alves, mas fizeram questão de ressaltar a importância de se agilizar a votação de algumas medidas, como a reposição das perdas do FPM, já a partir da próxima semana, quando terá terminado o período eleitoral.
A deputada Sandra Rosado e o senador João Faustino também se comprometeram em apoiar as propostas apresentadas pela Femurn em nome dos prefeitos potiguares.
Benes Leocádio já anunciou a disposição dos prefeitos potiguares de participarem da próxima mobilização nacional em Brasília, convocada pela CNM, nos dias 9 e 10 de novembro.






O presidente é de todos é do Brasil, quem divide são os outros. Se Serra vier a perder tenho até medo, será que irão me exilar?
ResponderExcluir