Páginas

18 de out. de 2010

Ministério Público promove evento para chamar a atenção dos prefeitos para o cumprimento da lei que garante acessibilidade da pessoa deficiente

Fotos: Divulgação
Prefeitos Benes Leocádio e Salomão Gurgel experimentaram a sensação
 de cadeirantes em simulação feita pelo Ministério Público 


O Ministério Público Estadual(MPE) reuniu nesta segunda-feira(18), em Natal, prefeitos e secretários municipais de obras e de educação.

Encontro teve como objetivo chamar a atenção dos municípios para o cumprimento da lei que garante à pessoa portadora de deficiência acesso à educação.

Durante o evento, os gestores participaram de uma dinâmica para simular as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta no dia a dia.

Os gestores foram convidados a se deslocar de cadeira de rodas, a andar com venda nos olhos, com as pernas amarradas para sentir na pele os obstáculos enfrentados por cadeirantes e cegos.

Eles subiram rampas e encararam os obstáculos impostos a quem não conta com condições motoras naturais.

"Nossa ideia é fazer um trabalho educativo junto aos municípios para que eles conheçam a lei e façam as adaptações o quanto antes", explica a coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, promotora de Justiça Rebecca Nunes.

Segundo a promotora, o foco da atuação é garantir acessibilidade à escola, “sendo necessário para isso adequar as calçadas de toda a cidade, melhorar o transporte escolar, modificar a infraestrutura dos prédios onde as escolas funcionam”.

Outro investimento é na qualificação dos educadores para que saibam lidar com as necessidades do aluno com deficiência motora, visual, auditiva e neurológica.

Um comentário:

  1. Em natal e Parnamirim a questão da acessibilidade esta na idade média, nem os sem deficiência conseguem transitar.

    ResponderExcluir