Páginas

4 de out. de 2010

Ibope foi o único instituto que acertou o resultado para o Governo do Estado. Start errou feio!

E os institutos de pesquisas, heim?

Alguns erraram feio.

O Start foi um deles.

Errou feio para o Governo do Estado.

Eu cantei aqui a bola.

A pesquisa apontou segundo turno com Rosalba Ciarlini obtendo 40% da intenção de votos.

E disse que os seus adversários teriam mais de 42%.

Na ocasião eu questionei o fato de nenhum instituto ter apontado Rosalba com 40% das intenções de voto.

Em relação aos votos válidos, o Start disse que Rosalba teria 49%.

Ela obteve 52,46%, fora da margem de erro da pesquisa, que era de 2,52%.

Quem também errou foi o instituto Vox Populi.

Afirmou que os candidatos dos partidos chamados “nanicos” teriam 4%.

Eu questionei aqui no blog esse percentual, pois estava na cara que esse percentual não existia.

O resultado final do pleito comprovou isso. Os “nanicos” obtiveram juntos 1%.

Para o Governo do Estado, o Ibope foi o instituto que mais se aproximou.

Na realidade, o Ibope acertou o resultado final.

Na sua última pesquisa, o Ibope apontou que Rosalba ganharia no 1º turno com 54% dos votos válidos.

Rosalba obteve 52,25% dos votos válidos. Como a margem de erro do Ibope era de 3% para mais ou para menos, o instituto acertou o resultado final do pleito para governador.

Para o Senado, todos os institutos acertaram no que se refere à vitória de Garibaldi Filho e de José Agripino.

Eles erraram quanto ao percentual obtido por eles e pela ex-governadora Wilma de Faria.

Essa questão das pesquisas continua sendo polêmica. E ainda vai gerar muitas discussões até que o Congresso ou a Justiça Eleitoral se debruce sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário