Páginas

21 de out. de 2010

Caos em Ceará-Mirim: Avisado que extrapolou o limite prudencial, prefeito Peixoto exonera o secretariado e todos os cargos comissionados da prefeitura

A situação administrativa no município de Ceará-Mirim está insustentável.

O prefeito Antônio Peixoto(foto) atravessa a sua pior crise desde que assumiu o comando da administração municipal de Ceará-Mirim.

A crise na prefeitura de Ceará-Mirim já vem sendo sentida há vários meses, mas agora chegou ao seu ápice.

O município extrapolou o limite prudencial e foi avisado pelo Tribunal de Contas do Estado(TCE) que precisava se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF).

Os gastos do município com pessoal chegaram aos 62%, acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é da ordem de 48% a 49%.

Exoneração dos cargos comissionados

Ao ser avisado pelo TCE que o município não vem cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito Antônio Peixoto exonerou todo o secretariado e todos os ocupantes de cargos comissionados da prefeitura cearamirinense.

“Uma medida drástica que não vai resolver os problemas enfrentados pela prefeitura”, disse ao blog um auxiliar do prefeito que preferiu o anonimato.

Ele afirmou que bastava o município acabar com o contrato de uma firma terceirizada que possui em torno de 500 funcionários. Cada funcionário custa aos cofres municipais o valor R$ 1.230,00 por mês.

“Essa firma terceirizada contribui de forma avassaladora para o caos em que se encontra as finanças do município. Esse corte é que deveria ter sido efetuado, mas não foi porque fere interesses particulares e pessoais”, enfatiza o auxiliar do prefeito Peixoto.

Serviços precários

Por causa da situação financeira da prefeitura de Ceará-Mirim, os serviços prestados nas áreas de saúde, educação e coleta de lixo estão sendo oferecidos precariamente.

Os prédios da prefeitura, da biblioteca e do centro administrativo estão com a energia cortada há um mês por falta de pagamento.

A coleta do lixo está sendo feita de forma inadequada, pois a empresa especializada que fazia o serviço – a Tecnal – deixou de coletar o lixo, já que estava há nove meses sem receber um tostão da prefeitura.

A coleta está sendo realizada por caçambas e o lixo jogado em lixões, já que não pode ser depositado no aterro sanitário, tendo em vista que não está sendo coletado em carros compactadores.

Saúde - Com relação à saúde, o quadro também é complicado. A começar pela ausência do secretário municipal de Saúde.

Segundo informações dadas ao blog por um funcionário da saúde, o paciente que for ao Hospital Percílio Alves e precisar de internação tem que levar lençóis, toalhas, travesseiros e talheres, haja vista a falta desses produtos naquela unidade hospitalar.

Também faltam vários tipos de medicamentos e materiais de consumo, como esparadrapo e gases.

“Mas é bom lembrar que Ceará-Mirim recebe mensalmente do governo federal um montante da ordem de R$ 1 milhão”, declarou o funcionário.

Câmara silenciosa

Mesmo diante de todo esse caos em Ceará-Mirim, hã um silêncio ensurdecedor na Câmara Municipal.

Os vereadores não se pronunciam.

Parece que nada está acontecendo em Ceará-Mirim.

8 comentários:

  1. Parece que o secretário metido a competente não resolveu o problema da saúde de Ceará Mirim, por muito menos exoneram o rapaz que estava fazendo um bom trabalho,

    Carlos
    Agente de Saúde de cinco bocas

    ResponderExcluir
  2. MAS É CLARO QUE OS VEREADORES NÃO VÃO SE PRONUNCIAR PORQUE TODOS TEM SUA FATIA NO BOLO,AGORA QUANDO CHEGAR 4 MESES PARA O PLEITO DE 2012, AÍ SIM, HAJA VEREADOR FALAR CONTRA PEIXOTO PARA SE FAVORECER COM O VOTO DO ELEITOR,JÁ QUE NESSA HORA TODO VEREADOR VAI QUERER MOSTRAR A CARA DE BOM E JUSTO MOÇO.

    ResponderExcluir
  3. QUE FIRMA E ESSA QUE NINGUEM SABE ONDE FICA? ENDEREÇO? TEM? NOME DO PROPRIETARIO TEM? CNPJ TEM? GANHOU ALGUMA LICITAÇÃO? OU E UMA FIRMA PAPAI NOEL....

    ResponderExcluir
  4. Vejo esta crise a muito tempo anunciada, pois delegado não nasceu para administrar e sim para prender. Eu avisei, falei nas ruas, praças, mostrei ao povo a verdade, agora ou nós fazemos algo para tirar o tal desse cargo de prefeito como propôs o único vereador de oposição, julio Cesar, ou teremos que engolir calados até 2012 como o povo escolheu.

    ResponderExcluir
  5. O TAL VOTO DE PROTESTO SÓ DÁ NISSO!!!

    ALAN

    ResponderExcluir
  6. O povo infelizmente é massa de manobra, pois se vcs estão pensando que a maioria desses vereadores que se dizem preocupados com a população, com a situação da cidade, não tão nem aí minha gente. O momento é de união, não de oportunismo. Esse vereador Júlio César quer é colocar mais lenha na fogueira. É isso!!!!!

    ResponderExcluir
  7. CONTA:
    Pegando o que a prefeitura paga, tirando o salário que cada terceirizado recebe, a empresa fatura R$ 360.000,00 por mês.

    1.230 - 510 = 720
    720 * 500 = R$ 360.000,00

    ResponderExcluir
  8. A única forma de acabar com esse caos é a população reunir-se e exigir um impeachment contra nosso querido prefeito, antes que chegue dezembro e ele viaje para os EUA para ver a neve como se tem falado,vamos lá pessoal se ninguem agir Ceará-Mirim vaisumir do mapa e virar um nada como no doc Ilha das Flores.

    ResponderExcluir