Foto: Moraes Neto
Durante entrevista coletiva concedida à imprensa no final da tarde de ontem, o senador Cristovam Buarque(PDT) afirmou que a pré-candidatura à sucessão estadual do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, é uma das prioridades do partido.
Sendo um dos maiores defensores da educação no país, o senador garantiu que a plataforma de campanha do ex-prefeito de Natal tem o tema educação como uma de suas prioridades. "A educação é o caminho e Carlos Eduardo é a educação no RN", disse o senador.
No âmbito nacional, o senador declarou não ter certeza se o PSDB, PPS e DEM - legendas apresentadas como oposicionistas ao governo federal - fazem realmente oposição. "Na verdade acho que esses partidos fazem mais críticas do que oposição realmente", disse o senador do Distrito Federal.
Confira trechos da entrevista de Cristovam Buarque:
Carlos Eduardo
"Temos consciência de que não vamos eleger muitos governadores no país, mas a campanha no RN será uma das nossas prioridades. As expectativas em relação à campanha de Carlos Eduardo são as melhores possíveis pelo seu trabalho como prefeito e sua experiência como deputado. O PDT vai fazer tudo que estiver ao nosso alcance nacionalmente, para ajudar na eleição. O RN será prioridade para o PDT, assim como Paraná e o Maranhão."
Contribuição
"Tentando falar com as pessoas que defendem a educação que é a minha bandeira e a do PDT. Brizola foi o único político de expressão nacional que colocou a educação como um fator importante. Não teve outro. Eu creio que posso tentar atrair os norteriograndenses para entenderem que a educação é o caminho e que Carlos Eduardo é a educação no RN."
Críticas a Lula
"Acho uma pena o Lula não ter ouvido as críticas. Hoje ele poderia ser o presidente que erradicou o analfabetismo no Brasil. Ele vai deixar o mesmo número de analfabetos que recebeu."
Programas
"O programa do Serra é o Lula. Creio até que ele esteja caindo nas pesquisas por isso. Ele está querendo se parecer tanto com o Lula que as pessoas dizem que vão votar em Dilma. Dos candidatos presentes o Plínio Arruda e a Marina Silva mostraram a que vieram. O Plínio defendendo o socialismo e a Marina, o desenvolvimento sustentável. As pessoas votam por uma diferença. Qual é a diferença da Dilma e do Serra? A Dilma fala em continuidade, mas isso não é diferença e o Serra fala em ser um bom gestor isso é uma qualidade, não uma diferença."
Dilma Rousseff
"O PDT deu apoio a Dilma antes mesmo do PT. A Dilma era candidata do Lula e não do PT. Depois de uma reunião da direção executiva, o PDT anunciou apoio a Dilma."
PMDB
"Me preocupo não pelo Michel Temer, mas porque dizendo sim ao Michel estamos dizendo sim ao Sarney e a outros. Não acredito que isso venha comprometer a campanha de Dilma. Eu penso é depois quando estiver no governo."
Marina da Silva
"Tenho a maior simpatia pela pré-candidatura da Marina Silva. Ela vai ter muito mais voto do que eu tive porque tem mais charme e mais tempo de exposição. Além disso, ela não disputa com o Lula, eu disputei. Não aposto, mas a Marina pode surpreender."
Educação
"O próximo presidente terá que elaborar um projeto especial para o Brasil inteiro. Agora o Nordeste será o mais beneficiado porque tem a pior educação. A queda no número de matrículas no RN vai contra o resto do Brasil. O que não está aumentando no país é a freqüência, permanência e aprendizado, mas as matrículas vêm aumentando. Minha proposta é federalizar a educação de base do ensino fundamental e médio. É você pegar 250 cidades por ano, contrata 100 mil professores, através de concurso federal, com um salário de R$ 4 mil, que terão que ir para a escola de governo que estiver precisando. Essas 10 mil escolas seriam construídas ou reformar radicalmente as existentes."
Fonte: Diário de Natal - Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário