Páginas

17 de nov. de 2009

Deputado Walter Alves faz previsões nada animadoras do Orçamento Geral do Estado para 2010

Foto: João Gilberto
O deputado Walter Alves(foto) fez pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira(17) abordando as perspectivas do Orçamento Geral do Estado(OGE) para 2010.

Segundo o parlamentar, as estimativas não são nada animadoras.

Ele disse que ficou surpreso ao fazer uma comparação entre os números de 2003, o primeiro ano da atual administração estadual, e os da proposta orçamentária para o próximo ano que está em tramitação na Assembléia Legislativa.

Waltinho disse que em 2003, segundo a prestação de contas do próprio Governo do Estado encaminhada ao Tribunal de Consta à Assembléia, foram gastos na rubrica “outras despesas correntes” a quantia de R$ 844 milhões.

Em 2010, continuou o deputado, a mesma rubrica consumirá R$ 3,04 bilhões, valor 261 por cento acima daquele efetivamente gasto no ano de 2003.

“Pasmem, senhoras e senhores. Está previsto se gastar mais nessa rubrica de custeio do que em toda folha de pessoal do Rio Grande do Norte, orçada em R$ 2,9 bilhões de reais no próximo ano”, enfatizou Walter Alves.

Segundo Waltinho, em 2003 na rubrica “investimentos” foram aplicados R$ 92 milhões, apenas 3,14 por cento do orçamento, que apesar de muito pouco não dependia de recursos de empréstimos externos.

Ainda de acordo com o parlamentar do PMDB, em 2010 para investimento todo o montante estimado depende quase que exclusivamente de recursos ainda a serem captados pelo Governo do Estado, com a quantia de 1,033 bilhão de reais, o que considera uma meta audaciosa.

“No tocante a evolução da dívida fundada do Estado, aumentará de R$ 1,1 bilhão em 2003 para R$ 1,7 bilhão em 2010, representando um crescimento de 54,54 por cento”, observou Walter Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário