Foto: Divulgação
o novo Plano Nacional de Educação
Será encerrado hoje o seminário regional sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Seminário teve início ontem, na Assembléia Legislativa, com a presença de deputados federais que integram a Comissão de Educação e Cultura(CEC), gestores públicos e especialistas na área de educação do Rio Grande do Norte de outros Estados do Nordeste.
Evento objetiva avaliar o Plano Nacional de Educação que está em vigor e discutir as diretrizes do PNE que irá vigorar no decênio 2011 a 2020.
O seminário tem a coordenação da deputada federal Fátima Bezerra, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara.
Fátima substitui a deputada federal Maria do Rosário, presidente da CEC na Câmara, que de última hora desistiu de vir a Natal em razão de compromissos em Brasília.
Fátima Bezerra considera que a principal meta do novo PNE é a universalização da educação. Ela explica que atualmente o ensino obrigatório é somente o básico, que atinge crianças de 7 a 14 anos.
"Vamos tentar fazer com que a obrigatoriedade seja da pré-escola até o ensino médio, dos 4 aos 17 anos de idade”, diz a deputada.
E acrescenta: “Outro ponto importante é a ampliação do ensino superior. As atuais taxas que o Brasil apresenta estão muito aquém do desejado: de 0 a 3 anos, são 13% nas escolas; de a 4 a 6, 55%; de 15 a 17, 48%. Temos que nos comprometer a aumentar esses números".
Segundo Fátima, uma das principais falhas do PNE vigente foi não ter atingido a porcentagem de 30% dos jovens do Brasil no ensino superior.
"Nacionalmente, só conseguimos 14%. No Nordeste, essa taxa cai para 7,7%. Precisamos atingir a nova meta estipulada e, principalmente, oferecendo educação de qualidade", frisou Fátima.
O seminário sobre o PNE está acontecendo em todo o país e o RN é o terceiro estado a sediá-lo.
O evento acontece em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Conferência Nacional de Educação (CONAE) e entidades da sociedade civil organizada.
Seminário teve início ontem, na Assembléia Legislativa, com a presença de deputados federais que integram a Comissão de Educação e Cultura(CEC), gestores públicos e especialistas na área de educação do Rio Grande do Norte de outros Estados do Nordeste.
Evento objetiva avaliar o Plano Nacional de Educação que está em vigor e discutir as diretrizes do PNE que irá vigorar no decênio 2011 a 2020.
O seminário tem a coordenação da deputada federal Fátima Bezerra, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara.
Fátima substitui a deputada federal Maria do Rosário, presidente da CEC na Câmara, que de última hora desistiu de vir a Natal em razão de compromissos em Brasília.
Fátima Bezerra considera que a principal meta do novo PNE é a universalização da educação. Ela explica que atualmente o ensino obrigatório é somente o básico, que atinge crianças de 7 a 14 anos.
"Vamos tentar fazer com que a obrigatoriedade seja da pré-escola até o ensino médio, dos 4 aos 17 anos de idade”, diz a deputada.
E acrescenta: “Outro ponto importante é a ampliação do ensino superior. As atuais taxas que o Brasil apresenta estão muito aquém do desejado: de 0 a 3 anos, são 13% nas escolas; de a 4 a 6, 55%; de 15 a 17, 48%. Temos que nos comprometer a aumentar esses números".
Segundo Fátima, uma das principais falhas do PNE vigente foi não ter atingido a porcentagem de 30% dos jovens do Brasil no ensino superior.
"Nacionalmente, só conseguimos 14%. No Nordeste, essa taxa cai para 7,7%. Precisamos atingir a nova meta estipulada e, principalmente, oferecendo educação de qualidade", frisou Fátima.
O seminário sobre o PNE está acontecendo em todo o país e o RN é o terceiro estado a sediá-lo.
O evento acontece em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Conferência Nacional de Educação (CONAE) e entidades da sociedade civil organizada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário