Subscribe:

Páginas

4 de out. de 2009

Curtas do Blog...Curtas do Blog...Curtas do Blog...

Unidade difícil - Um político que integra o secretariado da governadora Wilma de Faria disse ao blog que ninguém aposte na unidade do sistema governista na eleição para a sucessão estadual de 2010. Para ele, se o candidato a governador apoiado por Wilma for mesmo Iberê Ferreira, o grupo governista tende a se esfacelar. Tem sentido.

Definição – A deputada federal Sandra Rosado endossa o coro dos que defendem que o nome d candidato da governadora Wilma de Faria ao Governo do Estado seja definido até o final deste ano. Sobre os critérios que devem nortear a escolha do candidato governista, Sandra diz que a pesquisa de opinião pública é um bom termômetro, mas não deve ser decisivo. “A pesquisa é importante, mas vários outros pontos devem ser analisados no processo de escolha do nosso candidato ao Governo do Estado”, entende a parlamentar mossoroense.

Orçamento 2010 – Já tendo sido lido no plenário da Assembléia Legislativa, o projeto do Orçamento Geral do Estado(OGE) para 2010 deve ser distribuído com os deputados na semana que se inicia. Em seguida, o OGE segue para a Comissão de Finanças e fiscalização, onde vai tramitar. A relatoria do projeto ficará com um dos três deputados que integram a Comissão: José Adécio, Walter Alves e Ricardo Motta.

Montante – A proposta orçamentária do Governo do Estado para 2010 prevê um montante de R$ 7.787.121.000,00. O valor total do Orçamento Geraldo do Estado(OGE) para 2010 é de R$ 7.787.121.000,00. É um incremento de 3,33% em relação ao Orçamento aprovado para o exercício de 2009. Este valor é maior 3,33% do que o Orçamento Geral do Estado para 2009. Do total de R$ 7.787.121.000,00, o Orçamento Fiscal representa 66,76%, enquanto o Orçamento da Seguridade Social participa com 33,24%. O Orçamento de Investimentos representa R$ 354.082.000,00.

Comissão - Há uma proposta para que seja formada uma comissão para analisar o OGE 2010. Comissão seria formada por deputados e técnicos do Governo. A Assembléia tem até o dia 15 de dezembro para discutir e votar o orçamento do próximo ano.

Nomeação – O ex-secretário municipal de Saúde de Ceará-Mirim, Júnior Rêgo, foi nomeado pela prefeita Micarla de Souza para o cargo de Chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e da Gestão do SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Ele substitui a Cláudia Simonetti Marinho Barros.

Audiências Públicas – A semana na Assembléia Legislativa será cheia no tocante à realização de audiências públicas. De acordo com a direção do Centro de Estudos e Debates, estão previstas audiências em todos os dias da semana que se inicia.

Temas – Nesta segunda-feira(5), a audiência terá como tema a demolição do Machadão, Machadinho, Centro Administrativo, Papódromo e Kartódromo. Propositor: deputado José Adécio. Na terça-feira(6), o tema da audiência será a situação da Polícia Militar no RN. A proposição é do deputado Gilson Moura. A audiência da quarta-feira(7) debaterá o tema alimentação como direito fundamental e PEC 47. O deputado Fernando Mineiro é o proponente. Na quinta-feira(8), a Assembléia discutirá o tema políticas públicas de prevenção e tratamento do câncer de mama, atendendo a proposição do deputado Antônio Jácome. E encerrando o ciclo de audiências públicas da semana, na sexta-feira(9) será debatido o sistema de transporte alternativo e a fiscalização por parte do Governo do Estado. A autoria do evento é de Gilson Moura. Todas as audiências públicas serão realizadas no auditório Robinson Faria, a partir das 9h30.

Pré-sal - O relator do projeto sobre o sistema de partilha do pré-sal, deputado federal Henrique Eduardo Alves, pretende entregar seu texto no próximo dia 22, para que haja tempo de discuti-lo e levá-lo ao plenário entre 2 e 10 de novembro. Informação é da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Em campanha para a OAB - Quem esteve em Ceará-Mirim em busca de apoio para sua candidatura à presidência da OAB/RN foi a advogada Lúcia Jales. Ela almoçou com vários advogados cearamirinenses e falou de algumas mudanças que pretende implantar na OAB caso seja eleita. Encontro foi articulado pelo advogado cearamirinense Ricardo Sobral, que deverá fazer parte da chapa encabeçada por Lúcia. Os advogados que compareceram ao encontro saíram satisfeitos com as propostas apresentadas por Lúcia, principalmente com a possibilidade de ser criada em Ceará-Mirim uma seccional da OAB/RN.

Enem - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse neste domingo (4) que a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgada na próxima quarta-feira (7). Até lá, Haddad vai se reunir com o comitê de governança da prova, formado por cinco reitores e pelo ministério, e com o ministro da Justiça, Tarso Genro.

Feriado estudantil - A prova seria aplicada neste final de semana, mas foi cancelada após denúncia de vazamento. De acordo com o ministro da Educação, é “impossível” que o Enem seja aplicado na primeira quinzena de novembro. Não está descartado que a prova aconteça em um dia de semana. Neste caso, o ministro poderia determinar um “feriado” estudantil.

Ceará-Mirim – Em entrevista ao jornal Litoral, do grande Iran Costa, a ex-prefeita Edinólia Melo diz que seu filho, Jerônimo Melo, o ex-secretário todo poderoso da prefeitura na gestão passada, foi “enormemente injustiçado” por setores da política, da imprensa e da sociedade cearamirinense. “Acho que hoje se começa a perceber a enorme injustiça que foi feita contra Jerônimo”, frisa Edinólia na entrevista.

Papel de Jerônimo - Edinólia revela o real papel que Jerônimo exercia na prefeitura. “Ele tinha um papel difícil: o papel de negar vantagens, de segurar dinheiro e dizer não”. E conclui: “Nada me magoou tanto do que ver a enorme injustiça que Jerônimo sofreu sem merecer. Mas, o tempo se encarregará de corrigir a injustiça e de sarar as feridas que tudo isso causou”. Com isso, Edinólia deixa claro que se voltar novamente à prefeitura de Ceará-Mirim terá outra vez Jerônimo Melo como seu principal auxiliar.

Confiança – Indagada pelo jornal sobre o que não faria novamente caso pudesse voltar no tempo durante os oito anos que governou Ceará-Mirim, Edinólia disparou: “Confiar em pessoas que não mereciam a minha confiança e nem merecem a de ninguém”. Quem são essas pessoas, heim?

0 comentários:

Postar um comentário