Fotos: Ivanízio Ramos
problema da segurança pública em São Gonçalo
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Caldo, foi recebido pela governadora Wilma de Faria na noite desta segunda-feira (20).
Participaram do encontro os 10 vereadores do município, o vice governador Iberê Ferreira de Souza, o deputado estadual Poti Júnior, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social Agripino Oliveira, o comandante da Polícia Militar Marcondes Pinheiro, o delegado Delmontier Falcão e representantes dos servidores municipais e do transporte alternativo de São Gonçalo.
A pauta principal da reunião foi segurança pública.
Jaime Calado reafirmou a necessidade de investimentos de forma emergencial e efetiva por parte do Governo do Estado na segurança pública de São Gonçalo. “Nos últimos dias a violência tem ficado insustentável e precisamos de medidas urgentes”, enfatizou Jaime.
O delegado de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, Delmontier Falcão, explicou os problemas estruturais da única delegacia do município em funcionamento e as dificuldades enfrentadas para realizar o trabalho de investigação dos crimes cometidos na região.
“Nós não temos cadeia na delegacia, mas mesmo assim eu tenho quatro agentes que ficam vigiando o prédio onde funciona a DP. São apenas 13 pessoas na delegacia, incluindo eu e a escrivã e apenas uma viatura”, narrou o delegado.

A governadora Wilma de Faria ouviu os pleitos e demonstrou interesse em atender as reivindicações. “Nós demos dignidade a polícia com os reajustes salariais e agora estamos fazendo o concurso da Polícia Civil, além de 700 PMs que estão em treinamento. Entendemos o problema e vamos acelerar as providências”, disse Wilma.
Soluções imediatas – Na audiência ficou acordado os seguintes pontos:
- A Polícia Civil vai colocar à disposição da delegacia de São Gonçalo um delegado adjunto para auxiliar Demontier Falcão.
- O efetivo de policiais civis será aumentado, através do remanejamento de agentes de outras unidades.
- As delegacias especializadas como Furtos e Roubos , Deprove e Denarc farão um trabalho de acompanhamento e homens da Guarda Patrimonial serão deslocados para dar condições dos agentes voltarem às ruas.
- A Polícia Civil de São Gonçalo também receberá mais uma viatura.
- O pelotão da Polícia Militar vai ser transformado em Companhia de Polícia e o efetivo será acrescido de 37 homens para 74.
- O Comando Geral da PM vai enviar dois automóveis e quatro motocicletas para o trabalho de ronda.
Além disso, a prefeitura de São Gonçalo assinou um convênio com a PM para repassar mensalmente R$ 7 mil e reformar o prédio que vai abrigar a Companhia de Polícia Militar.
Jaime Calado também se comprometeu em construir um posto policial no Golandim, reformar o posto policial de Jardim Lola, doar seis motocicletas para aumentar a capacidade de ronda e realizar concurso público para a Guarda Municipal de São Gonçalo.
Participaram do encontro os 10 vereadores do município, o vice governador Iberê Ferreira de Souza, o deputado estadual Poti Júnior, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social Agripino Oliveira, o comandante da Polícia Militar Marcondes Pinheiro, o delegado Delmontier Falcão e representantes dos servidores municipais e do transporte alternativo de São Gonçalo.
A pauta principal da reunião foi segurança pública.
Jaime Calado reafirmou a necessidade de investimentos de forma emergencial e efetiva por parte do Governo do Estado na segurança pública de São Gonçalo. “Nos últimos dias a violência tem ficado insustentável e precisamos de medidas urgentes”, enfatizou Jaime.
O delegado de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, Delmontier Falcão, explicou os problemas estruturais da única delegacia do município em funcionamento e as dificuldades enfrentadas para realizar o trabalho de investigação dos crimes cometidos na região.
“Nós não temos cadeia na delegacia, mas mesmo assim eu tenho quatro agentes que ficam vigiando o prédio onde funciona a DP. São apenas 13 pessoas na delegacia, incluindo eu e a escrivã e apenas uma viatura”, narrou o delegado.

A governadora Wilma de Faria ouviu os pleitos e demonstrou interesse em atender as reivindicações. “Nós demos dignidade a polícia com os reajustes salariais e agora estamos fazendo o concurso da Polícia Civil, além de 700 PMs que estão em treinamento. Entendemos o problema e vamos acelerar as providências”, disse Wilma.
Soluções imediatas – Na audiência ficou acordado os seguintes pontos:
- A Polícia Civil vai colocar à disposição da delegacia de São Gonçalo um delegado adjunto para auxiliar Demontier Falcão.
- O efetivo de policiais civis será aumentado, através do remanejamento de agentes de outras unidades.
- As delegacias especializadas como Furtos e Roubos , Deprove e Denarc farão um trabalho de acompanhamento e homens da Guarda Patrimonial serão deslocados para dar condições dos agentes voltarem às ruas.
- A Polícia Civil de São Gonçalo também receberá mais uma viatura.
- O pelotão da Polícia Militar vai ser transformado em Companhia de Polícia e o efetivo será acrescido de 37 homens para 74.
- O Comando Geral da PM vai enviar dois automóveis e quatro motocicletas para o trabalho de ronda.
Além disso, a prefeitura de São Gonçalo assinou um convênio com a PM para repassar mensalmente R$ 7 mil e reformar o prédio que vai abrigar a Companhia de Polícia Militar.
Jaime Calado também se comprometeu em construir um posto policial no Golandim, reformar o posto policial de Jardim Lola, doar seis motocicletas para aumentar a capacidade de ronda e realizar concurso público para a Guarda Municipal de São Gonçalo.




0 comentários:
Postar um comentário