Subscribe:

Páginas

16 de jul. de 2009

No Brasil: Presidente Lula, CPI e os senadores: ‘Todos são bons pizzaiolos’


Decidido a tonificar a posição de única palmeira no gramado da política, Lula voltou a investir contra o Senado e os senadores nesta quarta (15).

Referiu-se à recem-instalada CPI da Petrobras com desdém: "A mim não preocupa...”

“...O que eu acho é que tem gestos de irresponsabilidade na constituição de uma CPI dessas”. Acha que há outras maneiras de fiscalizar a Petrobras.

“Você pode pedir investigações da Receita Federal, da Controladoria Geral da República, do Ministério Público, da CVM".

CPI, no dizer do pesidente, interessa a quem "quer fazer um Carnaval". Voltou a sacudir o lençol de um fantasma imaginário: a privatização.

"Por que que a turma que queria privatizá-la ontem está hoje preocupada com a Petrobras? A minha preocupação agora não é com a CPI".

Insinuou que seus rivais não são senão um magote de desocupados: “Enquanto a oposição grita eu trabalho”.

Esmiuçou o raciocínio: "A minha preocupação é que me entreguem daqui a dez dias o novo marco regulatório da Lei do Petróleo por causa do pré-sal...”
“...Quero anunciar ao Brasil qual será o novo marco regulatório e quero mandar para o Congresso as mudanças na lei que são necessárias”.

Um repórter perguntou a Lula se a mistura de pré-sal com CPI resultaria em pizza. E o presidente: "Depende. Todos eles são bons pizzaiolos".

As declarações de Lula viajaram no cristal líquido da internet. Chegaram ao instantaneamente ao Senado. Incendiaram o plenário.

“O forno de pizza não está aqui, mas do outro lado da rua”, reagiu o líder tucano Arthur Virgílio.

“Se o presidente não quer pizza, basta que libere a sua base de apoio. Não é justo que aturemos insultos da pessoa que mais deveria manter a linha”.

Cristovam Buarque (PDT-DF) cobrou reação: “A declaração do presidente exige uma tomada de posição do presidente da Casa...”

“...Os presidentes militares nos chamavam de comunistas e subversivos. Eram apelidos respeitosos. Pizzaiolos não! Me sinto profundamente ofendido”.

Autor do pedido de CPI, Alvaro dias (PSDB-PR), disse que Lula “não se dá ao respeito”. Chamou o presidente de “maior pizzaiolo do país”.

Disse que Lula “passou a mão na cabeça de de todos os auxiliares denunciados pela prática de ilíticos”.

Marisa Serrano (MS), vice-presidente do PSDB, declarou-se “indignada”. Pintou o quadro: “No momento em que Senado está fragilizado...”

“...Num instante em que a sociedade nos olha de forma pejorativa, o presidente, com 80% de aprovação, diz que estamos aqui assando pizzas. É muito triste”.

Irônico, Demóstenes Torres (DEM-GO) deu razão a Lula: “Ainda há pouco, iríamos afastar o presidente Senado...”

“O Sarney já tinha dito que iria sair se não houvesse o apoio do PT. O PT disse que ia pressionar...”

“...No outro dia, Lula enquadoru o PT. Com isso, tranformou o Senado em casa de pizzas. O presidente é o principal responsável pelo forno”.

“O Demóstenes tem razão”, emendou Jarbas Vaconcelos (PMDB-PE). “O incrível é que o Senado ainda se surpreenda com as atitudes Llula...”

“...Ele Já desmoralizou essa Casa há algum tempo. Aprofundou a desmoralização ao sair em socorro do Sarney”.

Para Jarbas, Lula desmoraliza também a Justiça Eleitoral: “Ontem, em Alagoas, cinicamente, num palanque pago com dinheiro público...”

“...Lula disse que vai eleger a sucessora. A candidata estava ao lado dele. Se isso não é campanha, não sei mais o que é campanha”.

Afora a exaltação que fez das qualidades culinárias dos senadores, Lula voltou a defender a permanência de Sarney no comando do Senado.

Acha que não há razões para renúncia: "Ora, se cada pessoa renunciar quando alguém faz uma denúncia sem prova e antes de ser provado, o Brasil não vai ter nem síndico".

Lula evoluiu. Antes, dissera que Sarney, pela biografia que ostenta. Não podia ser tratado como “uma pessoa comum”. Agora, já admite o óbvio:

"Toda pessoa é inocente até que se prove o contrário. Toda denúncia carece de investigação...”

“...Se provada, todas as pessoas –os presidentes da República, do Senado, da Câmara e dos jornais em que vocês trabalham—têm que ser punidas".

Representante de um PMDB que já não existe, Ulysses Guimarães dizia: “Político é como cozinheiro: quem faz o melhor bocado nem sempre o come”.

Sob Lula, dá-se coisa diversa: o presidente elabora a receita, monta o forno em quintal alheio e assa a pizza”.

Não faz, porém, a menor questão de mastigar o seu bocado. Prefere enfiar a massa inteira goela abaixo dos senadores. Eles estrebucham. Mas engolem.

Fonte: Blog do Josias de Souza

0 comentários:

Postar um comentário