Fotos: Divulgação
O deputado Gustavo Carvalho(na foto com Iberê) parece até que fala em nome da governadora Wilma de Faria e do PSB.Em entrevista concedida ao jornal Tribuna do Norte, neste domingo(19), Gustavo diz, com todas as letras, que o vice-governador Iberê Ferreira é o candidato do PSB ao Governo do Estado e conta com o apoio de Wilma de Faria.
“Iberê é candidato, ele já se coloca como candidato, ele já está trabalhando um projeto para governar. Iberê não é só o meu candidato, é o candidato do meu partido. Está no momento de dar um fim nessa questão de pré-candidatura de Iberê. O partido tendo como candidato o vice-governador eu não posso pensar que a governadora não apoie esse nome”, afirma Gustavo na entrevista.
Wilma tem dado repetidas entrevista afirmando que Iberê não está sendo favorecido em detrimento das demais pré-candidaturas governistas e que ela não tem preferência por nenhum dos pré-candidatos do seu sistema político.
Agora vem Gustavo Carvalho, que jaó foi líder do Governo Wilma na Assembléia Legislativa e já exerceu o cargo de chefe da Casa Civil da administração estadual, afirmar que Iberê é o candidato do PSB e que tem o apoio da governadora.
Na fila
- Na entrevista à TN, o deputado do PSB praticamente descarta as candidaturas dos deputados Robinson Faria e João Maia ao Governo do Estado.E chega a dizer que os dois estão numa fila de pré-candidaturas encabeçada por Iberê. E de questiona o fato de Robinson e João Maia estarem apoiando o Governo Wilma de Faria somente em troca do apoio aos seus nomes para o Governo do Estado.
“Eu não quero crer que a condição dos dois para estarem no projeto político de base de sustentação do Governo seja única e exclusivamente para ter a condição de ser votado para governador. Acho que nesse processo todo há uma fila. É natural que amanhã ou depois, Robinson ou o próprio João Maia participem dessa candidatura vitoriosa de Iberê ao Governo”, diz Gustavo Carvalho.
Viabilidade com a chave do cofre - Sobre a viabilidade da candidatura de Iberê a governador, já que ele tem aparecido em último lugar nas pesquisas de opinião pública, Gustavo Carvalho afirma que o fato do vice-governador ter as chaves do cofre já o viabiliza como candidato.
“A maior comprovação que essa viabilidade tem hoje é a de que Iberê será governador antes de disputar a eleição para ser governador de novo. Essa é uma viabilidade natural”, assinala o deputado.
Será que Gustavo faz essa afirmação tendo como base a possibilidade do uso da máquina governamental pelo vice-governador?
Sim, porque apenas o fato de assumir o Governo não viabiliza a candidatura de Iberê.
Ele pode assumir o Governo e não ter o respaldo popular. O exemplo foi a candidatura de Fernando Freire ao Governo do Estado em 2002.
Fernando era vice-governador, assumiu o Estado no lugar de Garibaldi Filho, e foi candidato ao Governo.
Perdeu feio para Wilma de Faria.
Mais lenha - A verdade é que a entrevista de Gustavo Carvalho põe ainda mais lenha na fogueira da sucessão estadual, especialmente no sistema liderado pela governadora Wilma de Faria.
Certamente Robinson Faria, João Maia e Carlos Eduardo não acharão um pingo de graça na entrevista de Gustavo, até pelo fato do deputado ser um dos aliados mais próximos da governadora.



0 comentários:
Postar um comentário