Páginas

10 de jun. de 2009

Garibaldi Filho alerta para as perdas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Foto: Geraldo Magela
O senador Garibaldi Filho(Foto) fez pronunciamento na sessão do Senado desta quarta-feira(10), alertando a sociedade para que mantenha uma atenção especial na administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo Garibaldi, “o fundo é um patrimônio do trabalhador brasileiro e é preciso que estejamos seguros de que esse dinheiro está sendo utilizado com probidade e competência”.

O senador alertou ainda para as perdas registradas na remuneração do Fundo no último ano.

Missões - Garibaldi disse que o FGTS tem duas missões fundamentais. “Na primeira, ele serve para amparar o trabalhador em momentos críticos de sua vida, como em situações de perda do emprego”, frisou o senador.

E a segunda missão do FGTS, de acordo com Garibaldi, é a de propiciar investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura, que resultam em melhoria da qualidade de vida da população. “Temos de zelar pelo equilíbrio entre as duas missões”, afirmou Garibaldi.

E acrescentou: “Não podemos descuidar dos investimentos, mantendo em caixa recursos muito mais além daqueles necessários para honrar os compromissos com os trabalhadores. Mas, também, não podemos gastar tanto que coloque em risco a saúde financeira do Fundo”.

O senador manifestou, também, sua preocupação com as taxas de remuneração das contas vinculadas ao FGTS.

Ele afirmou que somente no ano de 2008, os trabalhadores tiverem um perda real de 1,22%, considerando o rendimento de 4,68%, aplicado ao fundo, em comparação com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), medidor oficial da inflação no país, que chegou a 5,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário