Subscribe:

Páginas

13 de mai. de 2009

Assembléia Legislativa discute poluição do rio Potengi

Foto: João Gilberto
A poluição do rio Potengi foi tema de audiência pública na Assembléia Legislativa na manhã desta quarta-feira (13).

O evento, realizado no auditório Robinson Faria, foi proposto pelo deputado Wober Júnior e contou com a presença de representantes das Secretarias de Recursos Hídricos e da Agricultura, da Caern, do Ibama,do Idema, do Igarn, da Semurb e de outras instituições ligadas ao meio ambiente.

O deputado Wober Júnior ressaltou a importância do tema e disse da necessidade de se discutir uma política ambientalmente sustentável. “A preservação ambiental tem que estar na agenda de todos os gestores. Não dá para fazer um mundo melhor sem pensarmos em uma sociedade democrática, justa e ambientalmente sustentável”, afirmou ele.

A Estação de Tratamento do Baldo, que está sendo construída pela Caern, foi apresentada como uma das soluções para a despoluição do rio. “A Estação de Tratamento do Baldo, que fica pronta ainda esse ano, vai remover toda a matéria orgânica que antes era jogada no rio”, disse o gerente de operações da Caern Isaías Almeida.

Saneamento - O deputado Fernando Mineiro afirmou que a única salvação do Potengi é o saneamento e o tratamento das águas. “Pouca gente fala dessa grande obra que é a Estação de Tratamento do Baldo, mas ela é fundamental. Para o rio ser salvo de vez temos que destravar a política de saneamento”, ressaltou o deputado.

Políticas de educação ambiental foram apresentadas pelo diretor-técnico do Idema, Fábio Góis. Ele frisou que o projeto Barco-escola Chama-maré, que permite que estudantes visitem e conheçam o rio Potengi, é uma das soluções para a despoluição.

“Esse projeto do Idema já atendeu a mais de 42 mil estudantes. Com iniciativas como essa podemos criar uma política de educação e preservação ambiental para os jovens”, assinalou Fábio.

Apesar da poluição do rio, o secretário adjunto de Recursos Hídricos, Carlos Ivan, se mostrou otimista quanto ao futuro.

“O diagnóstico está dado. Todo mundo sabe o que se deve ser feito para salvar o rio. Com a conclusão da Estação de Tratamento do Baldo o rio Potengi vai voltar a ser um rio propício para o banho, pesca e prática de esportes”, enfatizou Ivan.

0 comentários:

Postar um comentário