Foto: Secom/Natal
A prefeita Micarla de Sousa apresentou uma proposta para tentar minimizar o caos na saúde pública durante reunião com a governadora Wilma de Faria nesta quinta-feira (15).A chefe do executivo municipal propôs a manutenção dos contratos com os hospitais privados veiculados ao Sistema Único de Saúde que prestam serviços ao poder público.
Pela proposta de Micarla a própria rede conveniada seria responsável pela contratação dos médicos. A alternativa sugerida pela prefeita seria adotada também pelo Governo do Estado.
“Em caso de temor dos médicos de que os hospitais não efetuem os repasses, a segunda parcela do pagamento da rede só seria realizada mediante a comprovação do serviço prestado e remunerado dos profissionais”, explicou Micarla.
A proposta de Micarla foi consenso entre todos que participaram da reunião, que aconteceu na Secretaria de Planejamento.
Além de Micarla e Wilma, estavam presentes os secretários municipal e estadual de Saúde, Levi Jales e George Antunes,as promotoras de Saúde Elaine Cardoso e Iara Pinheiro; os deputados Getúlio Rêgo, Leonardo Nogueira e Paulo Davim; os representantes do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Medeiros, do Conselho Estadual de Saúde, Canindé Santos; e o representante do Ministério da Saúde, Henrique Vitalício.
Avanço - Para o secretário Levi Jales, a reunião resultou em um grande avanço na busca de solucionar a calamidade da saúde. Ele anunciou que nesta sexta-feira, juntamente com o George Antunes, discutirá a proposta com os diretores de hospitais privados.
“Acreditamos que a proposta apresentada pela prefeita Micarla de Sousa é uma boa alternativa para que se possa chegar uma saída consensual e acabar com o caos da saúde, sem que para isso se renove os contratos com as cooperativas médicas”, disse a promotora Elaine Cardoso.
O representante do Ministério da Saúde, Henrique Vitalíno, informou que na próxima semana virá à Natal com uma força tarefa de Brasília. “Enviaremos do Ministério da Saúde técnicos que traçarão um plano estratégico para melhorar a gestão da saúde da capital potiguar e conseqüentemente de todo o RN”, disse Henrique.



0 comentários:
Postar um comentário