Subscribe:

Páginas

13 de nov. de 2008

RN tem o segundo maior número de pessoas com deficiência no país

Laurivan Souza
O Rio Grande do Norte tem hoje o segundo maior número de pessoas com deficiência no país. Preocupada com essa parcela da população, a deputada estadual Márcia Maia (PSB), presidiu na manhã desta quinta-feira (13), audiência pública na Assembléia Legislativa para mobilizar a sociedade em torno da inclusão dos portadores de deficiência nas escolas.

"Todas as crianças e todas as pessoas têm que estar no mesmo ambiente. E a escola, obviamente, também é um ponto da inclusão social", disse a vice-presidente da Assembléia.

Um dos motivos de audiência, segundo a parlamentar, foi a publicação de um decreto pelo Ministério da Educação que fortalece a educação inclusiva. A partir desse documento, os municípios vão receber do Ministério recursos em dobro por cada aluno com deficiência incluído, para poder investir na melhoria da parte estrutural das escolas.

"Isso será feito a partir de janeiro de 2010, mas, na nossa avaliação, é fundamental que o Rio Grande do Norte comece a se preparar desde já", frisou Márcia Maia.

Atualmente, o Estado tem aproximadamente 10 mil estudantes com deficiência matriculados na rede estadual de ensino, de acordo com o censo escolar de 2006.

Deputados e representantes de órgãos públicos e instituições que trabalham com a questão da pessoa portadora de deficiência estiveram presentes à audiência pública.

0 comentários:

Postar um comentário