Páginas

13 de nov. de 2008

Ex-presidente João Goulart receberá anistia neste sábado em Natal

Ao lado de Dix-Huit Rosado, João Goulart inaugurou
a Rádio Rural de Mossoró em 1963

O ministro da Justiça, Tarso Genro, estará em Natal neste sábado(15), participando do encerramento da 20º Conferência Nacional dos Advogados, que teve início ontem, no Centro de Convenções. Também estarão em Natal no sábado o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, e o presidente nacional da OAB, Cézar Brito.

Na ocasião, o governo federal vai anistiar João Goulart, ex-presidente deposto pelos militares em 31 de março de 1964, ato que desencadeou a ditadura que assolou o Brasil por 21 anos.

Será a primeira vez que um ex-ocupante do Palácio do Planalto é anistiado por perseguição política. O presidente Lula recebeu anistia do Ministério do Trabalho em 1994, antes, portanto, de ser eleito. Lula ficou um mês preso em 1980.

O pedido, protocolado na Comissão de Anistia, ligado ao Ministério da Justiça, foi feito pela família de Jango. Há dois processos, que foram apensados: um em nome do ex-presidente, de 2004, e outro no de sua mulher, Maria Thereza, anexado ao primeiro neste ano.

Os pedidos requerem o reconhecimento simbólico da anistia e pedem ainda reparação econômica - o valor será definido no julgamento.

Eleito vice-presidente de Jânio Quadros em 1961, Jango assumiu o país sete meses depois, com a renúncia do presidente. Enfrentou resistências de alas conservadoras até ser deposto, em 1964, quando partiu para um exílio que nunca deixou: ele morreu na Argentina, por problemas cardíacos, em dezembro de 1976, aos 58 anos.

João Goulart esteve em Mossoró participando da inauguração da Emissora de Educação Rural. Foi em 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário