Páginas

16 de dez. de 2011

Diácono denuncia prática de nepotismo na Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação
Pastor Raimundo João de Santana


A prática do nepotismo não acontece apenas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Acontece também em outros setores da sociedade e até na Igreja Evangélica.

É o que está denunciando o fotógrafo Laurivan de Sousa, diácono da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN).

Segundo ele, o nepotismo está sendo praticado pelo atual presidente da Igreja Assembléia de Deus, pastor Raimundo João de Santana.

Laurivan diz que Raimundo Santana indicou como candidato a segundo vice-presidente  da Igreja, na eleição que irá acontecer no dia 23 de dezembro, o genro dele, pastor Joacy Varela.

Raimundo Santana também indicou para o cargo de primeiro vice-presidente o pastor Elizeu Moreira, que atualmente exerce a função de tesoureiro da Igreja.

Já o pastor Elizeu Moreira indicou o sobrinho, pastor Edson Moreira Neto, para ficar no seu lugar na tesouraria da Igreja.

“A IEADERN movimenta quase um milhão de reais por mês. Por este e tantos outros motivos, achamos que é nociva a tentativa de se formar uma diretoria formada por parentes. Como  membro e diácono desta congregação, registrado desde 1983 sob o N° 005281, queremos tornar público nosso  protesto contra o que consideramos ser uma afronta ao processo de transparência que os fieis almejam”, diz Laurivan em carta enviada ao blog.

Confira o teor da carta:

Contra o nepotismo na Assembleia de Deus - IEADERN

- Membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), que reúne mais de 200 mil congregados, estão constrangidos pelas decisões tomadas na última Assembleia Ministerial Ordinária, realizada no dia 15 de novembro passado, em Natal, na Central da IEADERN, quando foi deliberada a chapa única que deverá ser sufragada em Assembleia Geral marcada para a próxima sexta-feira, 23 de dezembro.

Isso porque estão querendo instituir o nepotismo, prática  que fere a ética moral e a sociedade repudia. Explico: o pastor presidente Raimundo João de Santana, que aos 87 anos, sem mais condições de saúde para exercer o cargo, indicou o seu genro, pastor Joacy Varela, para ser o segundo vice-presidente; também apresentou o pastor Elizeu Moreira para o cargo de primeiro vice-presidente.

O problema se complica quando o pastor Elizeu Moreira, que é tesoureiro da instituição por quase quatorze anos, também indicou seu sobrinho, pastor Edson Moreira Neto, para ser o primeiro tesoureiro da IEADERN.

A IEADERN movimenta quase um milhão de reais por mês. Por este e tantos outros motivos, achamos que é nociva a tentativa de se formar uma diretoria formada por parentes.

Como  membro e diácono desta congregação, registrado desde 1983 sob o N° 005281, queremos tornar público nosso  protesto contra o que consideramos ser uma afronta ao processo de transparência que os fieis almejam.

Não temos nada de pessoal contra ninguém. A Igreja Assembleia de Deus é uma Instituição séria, e não podemos manchar a nossa história de cem anos com uma vergonha dessa natureza.

Por meio deste apelo, convidamos os pastores sérios e todos os membros da IEADERN para que no próximo dia 23, às 19 horas, em nossa sede Central, possamos dizer NÃO a essa falta de respeito à nossa comunidade cristã.

Laurivan de Sousa,
Diácono da IEADERN

8 comentários:

  1. É lamentável, o que está sendo ventilado na imprensa a respeito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no R/N. Esperamos que o bom senso venha prevalecer, e que esta matéria que foi veiculada na internet venha se tornar sem efeito.Pois na Igreja do Senhor Jesus Cristo não deve haver lugar para aventureiros desprovido de caráter,sem chamada para o ministério, oportunistas desprovidos de santidade e sem repeito para com o sagrado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem meu querido, algo do seu comentário merece ser aproveitado. Realmente na Igreja do Senhor Jesus não há espaço para esse tipo de coisa. Como cristão temos que ter cuidado pra não no conformamos com o mundo, como nos exorta o apostolo Paulo. Agora o que mais me admira é que o nosso irmão Laurivan de Sousa descrito por você como " aventureiro desprovido de caratér, sem chamada ministerial, oportunista desprovido de santidade e sem respeito para com o sagrado" teve a coragem e a descência de escrever seu nome na carta. Enquanto você debaixo de toda a sua santidade não tem coragem de se nomear, e ainda por cima julga os outros. Devemos praticar a Bíblia, ao invés de querer ensinar algo que não fazemos. O único que tem poder pra julgar alguém e que nos conhece como somos é o Nosso Senhor Jesus. E é inadmissível, que isso esteja acontecendo na Igreja, lugar onde nos acreditamos que seja o mais correto possível.


    Carla Patrícia Lucena.

    ResponderExcluir
  3. O 1° comentário confunde Igreja do Senhor com a Denominação Assembléia de Deus. Ou vc pensa que só é Igreja a Assembléia? Não pense q somos aquele povo rude que aguentava as chicotadas dos pastores que achavam que tinham o poder divino e oprimia os menos favorecidos com palavras duras (pressão psicológica), que envergonhava na frente dos outros. Os líderes da Assembléia ou qualquer outra demoninação religiosa pode acontecer isso, porque envolver dinheiro e própria bíblia que é citada por esses líderes diz que o amor ao dinheiro é raiz de todos os males.

    ResponderExcluir
  4. ISSO E UM DOS CUMPRIMENTO DA PALAVRA DE DEUS......................CORRUPÇAO.............

    ResponderExcluir
  5. SO DEUS SABE QUANDO A DIRETORIA VAI A RESTARANTE GRANFINO(SAL E BRASA,QUINZA,CAMAROES E ETC.............O NATAL TA CHEGANDO,QUANDO PEDE A CONTA AI O VALOR SAI COMO DOAÇAO,E PASTORES DOS INTERIORES PASSANDO PELEJAS FINANCEIRA E ETC..........SAUDADE DO SAUDOSO PASTOR JOAO BATISTA ESSE CONHECI..........

    ResponderExcluir
  6. Pr. Raimundo João de Santana, presidente da IEADERN além da pratica do Nepotismo, junto com sua diretoria usam a pratica da descriminação, contra os divorciados que é crime por lei, pois recebem dizimos e orfetas dos mesmo, portanto não podem exercer nenhum cargo... vamos representar judicionalmente, pois nossos dinheiros se encontra no quase um milhão de reais arrecadado pela IEADERN conforme denuncio do diacono Laurivan.

    ResponderExcluir
  7. Não concordo com posicionamento do Laurian, pois é um direito de qualquer membro ser candidato. Sair candidato não é nepotismo. Nepotismo é impor um nome sem ter eleição.Até o nobre diácono pode sair candidato, se atender as exigências do estatuto da Igreja.

    ResponderExcluir
  8. Caros Irmãos
    Estou sabendo que um dos MOREIRA, vai ficar na frente da IEADERN novamente, isso é preocupante.
    Por Esse motivo, sei algum dos irmãos não irão contribuir com os Dízimos e Ofertas, diante desse cenário, para que os irmãos não deixem de Dizimar, procurem as famílias dos missionários que estão em campos difíceis, peçam os dados bancários, e enviem o seu Dizimo e a sua oferta voluntária para eles, dessa forma quem vai administrar o seu dizimo é o missionário, e vocês estarão contribuindo para missões.
    Sabemos que os nossos missionários iram precisar de um veiculo, compras um terreno para a igreja, gastar construindo, etc.. Todo dinheiro que chegar às mãos deles serão bem utilizados.
    OBS.: Se alguém colocar os dados das contas na internet, procure antes saber de um irmão de missões se a conta corrente pertence realmente ao missionário.

    ResponderExcluir