Subscribe:

Páginas

19 de jul. de 2011

Projeto de irrigação da Chapada do Apodi será revisto pelo Ministério da Integração Nacional

 Foto: Divulgação
Além da assinatura do convênio para a dragagem do rio Pataxó, também foi discutido no Ministério da Integração Nacional, nesta terça-feira(19), o projeto de irrigação da Chapada do Apodi.

Participaram da discussão sobre o projeto de irrigação, além dos políticos do RN, representantes do Fórum do Campo Potiguar(Focampo).

Na ocasião, ficou estabelecido que o projeto será revisto. É que está havendo divergências quanto ao modelo de aproveitamento das águas da barragem de Santa Cruz.

Os representantes do Focampo consideram que a atividade de agricultura familiar será prejudicada, caso sejam instaladas empresas para explorar o agronegócio. Eles também reclamam de desapropriações que terão que ocorrer e outros impactos ambientais. 

Já o que governo defende que não há como desenvolver o campo se essas atividades forem dissociadas.

Diante do problema, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assumiu o compromisso de rever o projeto.

O projeto prevê a irrigação de 5 mil hectares, com investimentos de R$ 240 milhões. Segundo os representantes do Fórum do Campo Potiguar, se o projeto for concebido do jeito que está, 305 pequenos irrigantes serão prejudicados. 

O ministro Fernando Bezerra propôs que sejam elaboradas duas novas propostas. Uma, pelas entidades do Focampo, e outra por técnicos do Ministério, para que seja elaborado um projeto de consenso. 

“É importante para o RN que o projeto de irrigação da Chapada do Apodi seja colocado no PAC, mas precisamos aprimorá-lo”, aconselhou o ministro, admitindo que o projeto será redimensionado para atender aos interesses das comunidades e dos governos federal e estadual. 

Dentro de 15 dias haverá uma reunião em Natal, com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Dnocs, Fetarn, Agência de Articulação do Semi-Árido(ASA) e governo do Estado. 

Em seguida, a proposta será levada ao Ministério da Integração Nacional. “Deveremos ter uma posição até o fim de agosto”, previu o ministro Fernando Bezerra.

Um comentário:

  1. JAMAIS ACEITAREMOS ESTE MODELO DE PROJETO, QUEREMOS A EIRIGAÇÃO PARA OS AGRICULORES DA CHAPADA E PARA AGRICULTURA FAMILIAR.
    FORA DNOCS E O AGRONEGOCIO PELO BEM DE APODI.
    AGRICULORES.

    ResponderExcluir