Páginas

17 de jan. de 2011

Centros de Detenção serão fechados

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cidade Satélite foi fechado nesta segunda-feira (17), depois de registrada a fuga de 11 presos.

Segundo o coordenador do Centro Penitenciário do RN, Major José Deques Alves, a intenção de fechar o CDP já havia sido estudada, uma vez que o prédio não é adaptado para abrigar os detentos. “O local não tinha a menor condição de funcionar como detenção”, disse o major.

Além do CDP, a casa sedia também a 11a Delegacia de Polícia (DP), que continua funcionando normalmente. ”Vamos fechar todos os CDPs que se encontram nesta situação. Vamos acomodar os presos em CDPs que tenham mais condições e que funcionem exclusivamente para o Centro de Detenção”, disse o Major Deques.

O Estado possuía 26 Centros de Detenção Provisória e agora esse número caiu para 25. O CDP de Cidade Satélite, na Zona Sul da cidade, estava recebendo 41 presos. Os 30 que ficaram foram transferidos para outros Centros. “Transferimos os detentos para CDPs mais estruturados”, explicou o major.

Segundo ele, Centros como o de Parnamirim, Macaíba, Candelária, Ribeira e a antiga Delegacia de Furtos e Roubos (Defur) são alguns exemplos de CDPs que se encontram mais adaptados e que não trabalham em parceria com nenhuma Delegacia de Polícia.

“Vamos fechar também os Centros de Detenção Provisória de Felipe Camarão (que trabalha junto com a 4a DP), das Quintas (que sedia a 7a DP), Panatis (onde funciona a 9a DP) e de Pirangi (onde fica a 10a DP)”, assinalou Deques. Ele não precisou quando o trabalho de fechamento dessas unidades será efetuado.

A fuga do CDP de Cidade Satélite aconteceu na madruga desta segunda-feira e só foi percebida de manhã.

Os presos serraram a grade de uma das celas e quebraram parte da parede do banheiro que dá para um terreno. Foi a segunda fuga registrada no prazo de dois meses.

Fonte: Assecom/RN

Um comentário:

  1. Isso nao é novidade nao!Em um país que se preze, o número de escolas,creches entre outros é bastante bom.Aqui no Brasil e mais especifíco aqui em Natal é o contrário. Um exemplo é a Escola Estadual Winston Churchill, onde o turno noturno que beneficiava mais de 200 estudantes está fechada por interesse de alguns. "ISSO É UMA VERGONHA". Governadora ABRA O OLHO!!!

    ResponderExcluir