Além de repercutir na imprensa estadual, a situação de caos em que se encontra as finanças do município de Ceará-Mirim, denunciada pelo blog, também foi destaque no jornal Folha de São Paulo.
Matéria foi escrita pelo jornalista Danilo Sá, correspondente da Folha em Natal.
Confira a reportagem:
Prefeito exonera todos os secretários e cargos comissionados no RN
A crise financeira levou o prefeito de Ceará-Mirim (RN) a exonerar todos os 14 secretários municipais e os cerca de 400 cargos comissionados da cidade, que fica na região metropolitana de Natal.
Antônio Peixoto (PR) decidiu tomar a medida após ser informado pelo Tribunal de Contas do Estado de que precisaria se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os gastos do município com pessoal chegavam a 62% da receita. A legislação limita o valor a 49%.
Após decidir as exonerações, Peixoto convocou uma reunião com todos os secretários na última terça-feira (19), quando foi anunciada a demissão geral.
Questionado por jornalistas, ele evitou polemizar. Disse que a decisão é momentânea e enfatizou a importância desses cargos para a administração municipal.
A expectativa é que na próxima semana ele faça uma nova avaliação e convoque alguns dos secretários demitidos para reassumir cargos.
Por enquanto, funcionários efetivos vão responder pelas secretarias. A arrecadação da cidade é de cerca de R$ 6 milhões por mês. Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios somam, em média, R$ 1,5 milhão a cada mês. A prefeitura tem cerca de 2.000 funcionários.
A crise na cidade, de 67 mil habitantes, atingiu até a coleta de lixo - o material está acumulado pelas ruas.
Problemas também são identificados no posto de saúde, com a falta de medicamentos e utensílios.
Prédios públicos estão às escuras devido ao corte de energia, motivado pelo atraso no pagamento das contas.
Ontem, os vereadores de Ceará-Mirim aprovaram a convocação do prefeito para prestar esclarecimentos sobre a situação financeira da cidade, o que deve acontecer no prazo de 15 dias.



É IMPRESSIONANTE A FALTA DE VISÃO DO PREFEITO. NUNCA HOUVE NESTA CIDADE UMA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE TÃO BAIXO CALÃO, SEM ÉTICA E EDUCAÇÃO. ESSA RENOMEAÇÃO SÓ REFLETE O DESPREPARO DESTE PREFEITO. FORA PEIXOTO!!!!
ResponderExcluiros outros prefeitos podem ter sido ruim mais igual a esse ainda vão fabricar.
ResponderExcluiro secretário lula fez uma manção aqui na rua oscar brandão só com matérial da prefeitura á inauguração é nesta semana aqui em frente a praça 30 de julho